14 de maio de 2014

Luminotécnica: A iluminação a favor da decoração

IMG_4815-EditarNa hora de decorar um cômodo, as pessoas têm a sensação de que falta algo no quesito ambientação. É nessa hora que a luminotécnica pode ser o recurso necessário. Trata-se da aplicação de iluminação artificial tanto em espaços internos como externos.

podes ser utilizada sempre que possível, mas, caso a pessoa queira focar o recurso em apenas um cômodo, as áreas de trabalho como escritório, cozinha e lavanderia são as mais indicadas.

É um recurso que mixa não só conhecimentos técnicos, mas também gosto pessoal e percepções emocionais.

Esse tipo de arte

Para qualquer ambiente a preocupação deve ser a mesma, iluminar o que deve ser destacado, por questões de necessidade técnica ou por uma questão decorativa (caso a pessoa queira algum objeto em destaque).

Ao contrário do que possa parecer, o uso de cores na luminotécnica não é proibido. É possível utilizar luzes coloridas para dar um aspecto mais alegre para o ambiente. As lâmpadas coloridas (vermelho, azul, amarela e verde) são indicadas para cromoterapia, ou efeitos decorativos. Já as lâmpadas brancas frias são mais utilizadas nas áreas de trabalho.

Existem pessoas que não gostam da lâmpada branca fria e pedem as quentes em substituição. Por isso estas últimas são as que acabam sendo mais utilizadas.

Se a pessoa gosta da ideia e quer utilizar o recurso, a dica  é procurar um profissional especializado ou ir a uma loja do ramo de iluminação que ofereça esse serviço.

Caso a pessoa vá construir ou reformar seu imóvel, a luminotécnica é a última coisa a ser pensada. O recurso é feito sobre o projeto arquitetônico e não o contrário.


0 comentários