9 de outubro de 2013

Como decorar ambientes pequenos?

Apartamentos e casas estão cada vez menores e mais funcionais e os projetos de decoração precisam trazer ideias práticas e versáteis para estes espaços. Aliás,quanto menor for o ambiente, melhor e mais bem pensado deve ser o projeto. A vantagem é que não existem soluções prontas, por isso, a criatividade é que manda.

Nesse aspecto, os móveis planejados são grandes aliados no momento de mobiliar cômodos menores, pois proporcionam organização e otimizam o espaço.

Os tons claros acabam sendo mais populares, por darem sensação de amplitude ao ambiente, principalmente se a iluminação também for pensada neste sentido, de aumentar a percepção que temos daquele local.

Tons mais fortes e cores marcantes não são proibidos, mas, para que não proporcionem uma sensação de cansaço visual, é preciso saber usá-los. É possível, por exemplo, colorir pequenos ambientes que sirvam apenas de passagem ou nos quais a permanência seja curta, como halls de entrada e banheiros. Se a ideia for pintar apenas uma parede no cômodo, ela deve ser escolhida de forma que realmente delimite um espaço e não aleatoriamente.

Em ambientes pequenos não há espaço para o supérfluo. A dica é não comprar vários acessórios de uma vez só. Lembranças de viagens ou peças que traduzam a personalidade do morador são muito mais charmosas  e dão um ar de exclusividade ao ambiente.

Cada casa é um caso e não é possível ser generalista. O tamanho deve ser visto como oportunidade de inovar, criar novas funções para móveis e objetos e ser prático, como os dias atuais exigem.

Por Andréa Parreira ( andrea null@null andreaparreira NULL.com NULL.br)

Fonte: Portal Bbel (http://www NULL.bbel NULL.com NULL.br/)

 


0 comentários