25 de setembro de 2013

Investir na iluminação valoriza os ambientes

Decorar um ambiente de forma harmoniosa não é tarefa tão simples quanto parece. Mas segundo a arquiteta Andréa Parreira, alguns segredos são indispensáveis para valorizar os ambientes. “A iluminação é fundamental para que se obtenha um resultado agradável, seja para destacar partes do projeto ou dar aquele efeito clean” afirma.

Para a profissional, todos os cômodos da casa devem ser iluminados de acordo com a intenção desejada – seja para destacar algum objeto ou apenas para tornar o espaço mais claro, e é preciso investir neste quesito em todos os ambientes, desde o hall de entrada, passando pela sala de estar, escritório e até mesmo no banheiro.

A cozinha, por exemplo, não pode ser encarada como um espaço de uso exclusivo para quem mora na residência. “Estes ambientes não podem ter exageros ou excesso de informação, é preciso olhar para eles como se fossem um anexo das outras áreas sociais da casa”, diz Andréa. Quando os ambientes são interligados, os recursos de iluminação podem ser utilizados de forma ampla, com luzes indiretas, leds e iluminação interna nos armários, o que, segundo a arquiteta, valoriza o espaço.

Já nos dormitórios, o uso de pequenos spots próximos à cabeceira dão um charme ao ambiente, deixando-o com um ar de sofisticação e elegância. “Além disso, o fato de ter várias pequenas fontes de luz, dá aos moradores mais independência, no caso de um deles gostar de ler à noite, por exemplo”, diz a profissional.

Já na sala de jantar, é melhor investir em um ambiente clean, que tenha a opção de luz mais intimista, para reuniões com amigos ou refeições mais românticas. “Neste caso, a luz pode transformar totalmente o ambiente”, afirma a arquiteta.

Para ambientes de leitura é de extrema importância que além da iluminação natural se utilize também as luminárias, dando maior conforto visual para os moradores.
Segundo a arquiteta Andréa Parreira, as lâmpadas mais indicadas para proporcionar uma iluminação sofisticada são as fluorescentes, responsáveis por 70% da iluminação artificial; PAR 20, que oferece iluminação de destaque, focando em um ponto específico; Dicroica e Led, que são lâmpadas mais decorativas e sofisticadas. Contudo, elas não podem ser instaladas aleatoriamente, e o ideal é que se tenha o acompanhamento de um profissional de decoração.

Gostou das dicas?


0 comentários